Encontra no Finst

O desabafo de um Finster (André Sanches) - A voz de um gordo quando se despe


E com isto me dispo das minhas próprias vergonhas...

Ser gordo nesta mesquinha sociedade é cada vez mais um aventura de controlo e desespero. 

Começo o meu desabafo por dizer que até finais do século dezanove, inícios do século vinte, a gordura era bem vista e chamada de formosura. Os mais geniais e conceituados pintores, escultores e até músicos do mundo na época inspiravam-se nos seres, que aos vossos olhos são mutantes degenerados sem forma nem beleza, para conceber as mais belas obras de que há registo na história. Mas parece que com a modernização dos tempos tudo se tornou assim, tanto nos homens como na arte, qualquer saco vazio com paus espetados, é visto como espectacular. 

Analisemos um facto. A não ser que sejamos apenas uma formalização fictícia e doentia de algum ser "superior" para tentar provar a si mesmo, perante as evidências adversas, que o seu projecto perfeito falhou, então a continuidade da espécie humana foi assegurada. Podemos assim perceber que ocorreram relações sexuais durante décadas de gordos, e que não foram só os magrinhos que fizeram bebés, porque se tal acontecesse segundo as teorias de Darwin, estando estas certas, seriamos todos magrinhos, e por fim perceber ainda que o preconceito e a estupidez, assim como a inconveniência são produto de um classe de pessoas sem escrúpulos nem maneiras e que gostam de rebaixar e humilhar quem as tem. Sim! Os gordos também têm relações amorosas, não me digam que ficaram chocados? E sim, gente bela e formosa da nossa actualidade, magreza excessiva já foi visto com maus olhos, era considerado como falta de nutrição, doença ou falta de saúde, hoje também, mas é fixe e fica bonito.

Vejamos se percebem uma coisa simples, a única pessoa que tem alguma coisa a ver com ser gordo é o próprio, se lhe apetecer ou se isso lhe afectar a saúde. Isto realmente devia ser genial quando eram os gordos a dizer que “estás mesmo em forma pá, não achas que devias engordar?”. Simplesmente não faria sentido, assim como não faz dizeres todos os dias a alguém com mais 5 quilos do que devia, de que precisa ver que está gordo e devia emagrecer. Oiçam a pessoa vê que está gorda! Mas pode-se sentir bem assim… simples! Ou pode ser geneticamente difícil de emagrecer, não ter tempo, nem vontade ou força para tal.

Eu confesso que já tive a minha fase de bater com a cabeça na parede por ter mais quilos do que devia. E também já me fizeram sentir vergonha de despir ou ir à praia, perder autoestima e não gostar de mim próprio. Mas depois chegou o dia em que tive de comprar roupa porque a que tinha já não me servia e finalmente acordei para dois aspectos: a moda está degradante e ser gordo não é assim tão mau.
Hoje para se ser “bonito” e estar na moda comprar roupa já não se enquadra no conceito de um homem. Isto porque os gajos só vestem roupa de gaja… Portanto eu tenho 1,81 m e peso 90 quilos e as calças que se vendem não me cabem numa perna. Pensei em criar uma moda alternativa que passava por andar de boxers e usar calças descosidas nas costuras internas da perna, um par de cada lado, mas depois percebi que até isso era demasiado mainstream, por que parece que há uma moda parecida que é usar os boxers de fora e uma cena a que chamam calças mas que mais se parece com mangas de camisas, daquelas que os gordos usam, com os mesmos padrões e tudo, e como eu sou um bocado conservador e ao mesmo tempo gosto de ser diferente, visto-me à homem. E tudo isto me fez sentir bem ao ser gordo, porque são as únicas secções que ainda têm secções para esta “moda” em vias de extinção.

Outro problema fantástico é comprar t-shirts, deixei de comprar. Para mim quem usa decotes são a meninas, porque foram dotadas de uma coisa chamada seios, que quando os decotes são decentes, fica bonito. Agora as minhas maminhas de gordo não ficam bem de fora, e só se vende camisolas com decotes. E com os decotes levanta-se outro problema, eu não depilo o peito. E como não depilo o peito, nem a barriga no caso de alguns decotes, não posso usar estas fantásticas t-shirts, porque haveria gente que me perguntaria de que animal era o pelo de tal moderno acessório e eu seria obrigado a ser mal criado e responder de forma pouco própria para a minha condição.

Um conselho para as marcas… criem um novo conceito para as camisolas, tipo v-shirt, porque t-shirt vem de t, e deve-se à forma que tinham. Também já pensei processar algumas marcas por publicidade enganosa, isto porque na rua dizia vende-se T-shirts, e lá dentro apenas consegui encontrar trapos que mais pareciam o fato de banho do Sacha Baron Cohen no filme Borat. No entanto, esta aventura fez-me conhecer lojas e mercados atraentes que não sustentam estes costumes estranhos e sem sentido, e muito menos doenças alimentares e distúrbios psicológicos, tudo porque vendem roupa do 20 ao 50 e do xxs ao xxxl, de forma a agradar quem os procura.

Era interessante que a sociedade percebesse, também, que ser gordo nãos e deve só e apenas a comer que nem um animal fora e dentro das refeições, existem inúmeras outras causas para tal.

Podes ser gordo por não comeres, que por consequência não activa o teu metabolismo correctamente e quando comes tudo se acumula. Podes também ser gordo por ser sedentário, que pode não ser uma vontade mas sim uma obrigação num mundo em que cada vez mais se está sentado e dependente do computador. Podes vir a ser gordo por estar a ler esta publicação, pelo excesso de porcaria que estás a ingerir. E podes ainda ser gordo por problemas, genéticos, da tiroide, assim como psicológicos. Ou podes simplesmente sofrer de gula e quereres comer tudo o que te aparece à frente.
Portanto tornem-se pessoas fofinhas e não digam aos gordos o que eles já sabem.

Se chegaste a este ponto, parabéns tens força de vontade para engordar se fores magro, já se fores gordo, ou obeso, ou gordinho pensa que tens muito mais a perder do que a ganhar (peso), mas que quando vieste ao mundo foste destinado a marcar mais presença, e que a tua afinidade com o centro da Terra é superior aos da moda, cenas da Teoria da Gravidade e tal.

E com isto parece que estou a escrever um ataque pessoal a quem é magro de natureza, epá nada contra vocês, palavra de escuteiro que nunca fui mas dizem que dá validade às coisas, e se se sentem atormentados por uma sociedade onde os gordos possam vir a dominar o mundo de novo, defendam-se...


Depois de escrever isto e me sentir tão mais leve até me ia pesar, mas depois ainda me arrependia de publicar por ter peso na consciência…

FINST, factor agora!

Sem comentários:

Enviar um comentário